top of page

Como drones otimizam o projeto de traçados de Linha de Transmissão?

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Temos falado muito aqui no blog sobre o uso de drones em levantamentos para engenharia e os impactos que a utilização de VANT's tem no dia a dia de quem atua na área. Falamos sobre o uso por topógrafos e também sobre a utilização em Silvicultura. Neste, falaremos falar sobre algumas particularidades em levantamentos para traçados de linhas de transmissão.


Ortomosaico, modelo digital de terreno e perfil do terreno gerados



Leia e entenda como os drones são utilizados em projetos de levantamento planialtimétrico para traçados de Linhas de Transmissão.


Em primeiro lugar, e talvez as vantagens mais importantes, são a velocidade e detalhamento que você terá seus dados. Neste trabalho, executamos ao total 6 voos. Cada voo abrangendo 7 km de linha de transmissão cada, com 200 metros de largura de corredor (5 linhas de voo para uma boa sobreposição aerofotogramétrica) e GSD de 3cm/px em UM DIA!


O grande protagonista deste feito, a velocidade, é o sistema PPK embarcado. O sistema permite a redução dos pontos de controle em solo. Isso permite a execução de voos consequentes sem interrupções, mas claro que com uma equipe de apoio, para a realocação da base GNSS entre os voos.


Outra vantagem do levantamento com drones é que você terá acesso ilimitado a região, através de imagens muito ricas, vendo exatamente onde estão as matas mais baixas, os caminhos mais livres de construção... Os drones captam muitos dados e você poderá consultar tudo isso durante o planejamento desses traçados em escritório, sem o retrabalho de ida a campo.


Parte da ortofoto sobre a subestação


Em uma conversa recente com um topógrafo que realizou trabalho conosco, colhemos os seguintes feedbacks:


Sobre projetos recentes realizados:

"Nosso projeto foi contratado com um curto prazo de tempo para entrega o que no modo convencional talvez não conseguíssemos atender, assim obtivemos os resultados em tempo de podermos desenvolver nosso trabalho com mais tempo e segurança. Desenvolvemos nosso projeto, com acesso a toda estrutura, corpo técnico e com um preço justo."


Sobre a relação com a PROP:

"Ficamos felizes, pois atendeu nossas expectativas e necessidades de projeto. Sabemos da capacidade de realização dos trabalhos e confiar na equipe bem qualificada além de termos certeza de todo suporte necessário."


Além da nossa experiência com engenharia, temos nossa unidade MakerLab e produzimos nossos próprios drones. Temos equipamentos específicos para voos com diversas tarefas, além da possibilidade de adaptação desses drones. Possuímos pilotos treinados e profissionais técnicos realizando o processamento de dados para você, mantendo nossos valores muito interessantes. Se você trabalha com levantamentos para Linhas de Transmissão e quer conversar conosco, entre em contato agora mesmo pelo email contato@propdrones.com.br.


Se gostou desse texto e quer continuar recebendo conteúdo da PROP, assine nossa newsletter clicando aqui.


Nós estamos sempre a disposição de conversar e trabalhar com parceiros. Inclusive, convidamos você a conhecer as nossas outras áreas de atuação, especialmente o MakerLab e a Prop Audiovisual. O MakerLab é o laboratório onde desenvolvemos nossos drones.


Conheça e entre em contato conosco!

bottom of page