top of page

Topógrafo, entenda por que você não precisa ter drone próprio. Voe com a PROP!

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Realizamos serviços com aluguel de drone + piloto para você.


Todos já sabem que os aerolevantamentos revolucionaram completamente a forma que topógrafos trabalham. Muitos topógrafos, e de maneira compreensível, correm para comprar seus drones, seus Phantoms, e começam a realizar suas próprias medições. Além de uma ótima ferramenta de trabalho, é um brinquedo divertidíssimo.


A grande questão é que aerolevantamentos exigem não somente o equipamento (drone), mas também treinamentos, computadores potentes, licenças, manutenção e processamento. Quando fala-se em grande escala, áreas maiores, essas demandas também aumentam, tornando necessária a utilização de equipamentos com maiores capacidades.


Muitas vezes o investimento em mais drones, mais baterias ou até mesmo em drones de Asa Fixa não é justificado pela demanda. Não são todos os dias que temos áreas acima de 100 hectares para mapearmos, não é mesmo?


Preparativos para a missão


Por isso, a PROP acredita que o caminho de aluguel de piloto + drone é sustentável para todos os lados. Como construímos nossos drones, fazemos a manutenção, temos todas licenças e pilotamos, já temos toda a estrutura montada para atender a quem precise trabalhos de aerolevantamento, tanto para pequenas quanto para grandes áreas. Nosso cliente pode optar por receber os mapas já processados ou até mesmo apenas os dados primários (imagens georreferenciadas), caso opte por executar o processamento.


Para entender bem como funciona um trabalho assim, alugando drone + piloto para execução do aerolevantamento, conversamos com um topógrafo que já realizou trabalho conosco e atua aqui no RS e achamos válido destacar algumas frases ditas por ele na nossa conversa.


Sobre achar um parceiro pra voar:

"Para o volume de serviço que eu tenho, não vale a pena comprar uma asa fixa. Como só tenho Phantom, eu teria que passar muito tempo voando e ainda teria uma qualidade de resolução inferior. Então o custo benefício pra mim, vale a pena."


Sobre as vantagens de contratar nossa empresa para voar:

"Principalmente a rapidez. Para rodovias principalmente, eu teria que me deslocar várias vezes, organizar vários planos de voos, juntar isso tudo no processamento, entender o que está acontecendo para depois começar a pensar no trabalho. Em áreas urbanas, o fator é a área de cobertura."


Sobre os volumes de trabalho que fazem sentido contatar a PROP:

"Vou te dar um exemplo: uma área de cinco hectares, se não for uma área comprida demais, no máximo uns 800m, eu faço com o Phantom. Até 2, 3 planos de voo dá, mas a partir disso começa a complicar. Se eu pegar áreas onde tem que fazer sete, oito planos de voo, eu vou ter que desembolsar dinheiro para ter outro equipamento ou ficar gastando com muitas baterias... Nesses casos eu estou preferindo subcontratar."


Sobre a entrega técnica da PROP:

"Começou com uma indicação de outro topógrafo, já cliente da PROP. O primeiro trabalho foi um teste porque nós não nos conhecíamos e o produto foi entregue. A gente ficou contente e atendeu às nossas expectativas por isso continuamos trabalhando em outros projetos. O trabalho sempre foi entregue com qualidade. Um trabalho bom com as imagens, sempre de alta resolução e boa cobertura."


Sobre indicar a PROP a outro Topógrafo:

"Eu daria a mesma dica que me foi dada: indicaria, mas reforçaria 'analisa se a área pede ou não'. Não simplesmente contrate porque é bonito um aviãozinho voando lá. Senta, pensa e analisa se o custo benefício vai valer a pena. Se a área vale a pena, então indicaria certamente."



Como nós temos nossa unidade MakerLab, produzimos nossos próprios drones, então temos equipamentos específicos para voos com diversas tarefas, além da possibilidade de adaptação desses drones. Possuímos pilotos treinados e profissionais técnicos realizando o processamento de dados para você, mantendo nossos valores muito interessantes.


Ao contratar uma empresa para voar para você pode receber todos os dados já processados. Nós nos preocupamos com deslocamento, planejamento, deslocamento e processamento, você não precisa de esforços que não fazem parte do seu negócio. É só você nos passar a demanda que te enviamos toda área levantada, com dados prontos para sua análise.


Um dilema bastante comum também hora de comprar um drone ou VANT, são com a escolha do modelo. Qual voa mais rápido? Qual tem melhor resolução? Qual tem uma bateria razoavelmente durável? Qual tem uma manutenção de menor custo? E qual você vai aprender a voar com mais facilidade? Como falamos, produzimos nossos próprios drones aqui na PROP. Assim, temos equipamentos montados para necessidades específicas de cada voo, com nossos pilotos treinados com todas as devidas certificações e autorizações da ANATEL, ANAC e DECEA.


Se você é topógrafo e tem interesse em voar conosco, entre em contato. Pode clicar aqui e preencher o formulário ou até mesmo mandar um email para contato@propdrones.com.br.


Se gostou desse texto e quer continuar recebendo conteúdo da PROP, assine nossa newsletter clicando aqui.


Nós estamos sempre a disposição de conversar e trabalhar com parceiros. Inclusive, convidamos você a conhecer as nossas outras áreas de atuação, especialmente o MakerLab e a Prop Audiovisual. O MakerLab é o laboratório onde desenvolvemos nossos drones.


Conheça e entre em contato conosco!

bottom of page