top of page

A eficiência que o uso de Drones traz para a Silvicultura.

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Quais levantamentos? Quais as entregas e as vantagens? Conheça o case da SETA!


O levantamento cadastral de uso do solo e o levantamento de pilhas de madeira feitos manualmente em solo são demorados, exigem muita atenção e não são tão precisos quanto poderiam. Além disso, em levantamos manuais, o registro é "definitivo", não oferecendo dados virtuais da região para confirmações e consultas posteriores.


Esses problemas todos podem ser solucionados realizando o levantamento com Drones. Atualmente, junto de alguns clientes como a SETA A de Estância Velha, temos realizado levantamentos cadastrais do uso do solo, medições volumétricas de pilhas de madeira e levantamentos altimétrico.


Em levantamentos cadastrais, além de velocidade do levantamento, a entrega final é um mapa com imagens em altíssima definição para confirmar e visualizar a propriedade como um todo. Isso oferece a possibilidade de identificação de detalhes que não são notados em solo. Além disso, alterações no mapa não necessitam novas idas a campo, pois com os dados gerados temos bastante facilidade na tomada de decisão em escritório.


Quando trabalhamos com medição volumétrica de pilhas de madeira, o levantamento é rápido e ainda temos a possibilidade de medir novamente (através do 3D gerado) para extrair informações diferentes a qualquer hora.


Por fim, o levantamento altimétrico, que é muito útil para planejar rotas de caminhões e também para planejamento de plantio.


Fazemos com que os VANT's que criamos para utilização aqui na PROP sejam o mais eficientes possível. Em um dia podemos mapear até 1200 hectares de terras para geração de um mapa cadastral com precisão e assertividade. Quando falamos da medição de pilhas, recentemente levantamos 65.121,86 m³ de madeira, em um dia, com apenas um drone multirotor.


Conversamos com o Engenheiro Florestal Henrique Greff, nosso parceiro cliente da SETA, para entender como ele enxerga os serviços e produtos utilizados por eles.


PROP: Quais as vantagens que vocês perceberam nos levantamentos com drones?

Henrique G: Temos um maior leque de produtos ofertados, como a ortofoto. Temos também maior rapidez na entrega, mais praticidade nas edições, pois ajuda a reduzir as viagens a campo e por fim, maior clareza para definir os limites dos diferentes uso do solo.


PROP: Como tem sido pra vocês trabalhar com essas informações extras? (elevação, ortomosaico, etc)

Henrique G: O uso das ortofotos trouxe maior facilidade de localização no campo, principalmente quando repassado para prestadores de serviço. Além disso, oferece uma visão clara do atual aspecto ambiental podendo levantar melhor as questões de impactos.


PROP: A velocidade da entrega dos trabalhos foi satisfatória, comparando-se com os métodos anteriores?

Henrique G: A velocidade da entrega foi satisfatória, ainda mais quando consideramos as possibilidades de edições, deixando o mapa nos padrões específicos de cada empresa.


Para quem trabalha com silvicultura, o custo benefício dos levantamentos com Drone é muito melhor. Você terá muito mais informação em mãos, e por consequência, tomará decisões muito melhores para o seu negócio.


Se você atua na área e tem interesse em voar conosco, entre em contato. Pode clicar aqui e preencher o formulário ou até mesmo mandar um email para contato@propdrones.com.br. Se gostou desse texto e quer continuar recebendo conteúdo da PROP, assine nossa newsletter clicando aqui.

Nós estamos sempre a disposição de conversar e trabalhar com parceiros. Inclusive, convidamos você a conhecer as nossas outras áreas de atuação, especialmente o MakerLab e a Prop Audiovisual. Conheça e entre em contato conosco!

bottom of page